
A Jacques Lacan promoveu em sua prática o encontro da apresentação de pacientes com a psicanálise diferenciando-a da tradição psiquiátrica.
Na psiquiatria tal prática está orientada para o ensino. O apresentador ocupa o lugar de mestria e através da apresentação recolhe elementos da teoria, que seria aí demonstrada ilustrando uma patologia. Já na psicanálise Lacan utiliza-se da apresentação de pacientes como um dispositivo analítico, que envolve lugares distintos: paciente, entrevistador, público e os desdobramentos dessa experiência.
Desta maneira abre-se para o paciente a possibilidade da tomada da palavra, sem que esta seja uma confirmação de um suposto diagnóstico ou um determinado saber sobre o paciente possibilitando a assunção de seu lugar de sujeito. Para o analista, uma forma de transmissão da clínica no próprio momento em que ela se constitui.
Aqui a aposta é o testemunho da relação do analista/entrevistador com o inconsciente e com a teoria, distanciando-se da posição de mestre e detentor de um saber. Vale ressaltar que será a posição do analista e sua implicação com a psicanálise, que farão a distinção entre uma apresentação psiquiátrica ou psicanalítica.

Quanto ao público, apesar de permanecer silencioso, não é passivo. É parte integrante da apresentação como um lugar terceiro, fazendo uma mediatização entre paciente e analista, além de testemunhar sua própria receptividade (ou sua falta) ao sofrimento e desejo do outro. Em função destes pontos esclarece-se a utilização da nomeação "público" e não "platéia". Posteriormente às apresentações segue-se uma discussão com o público e o entrevistador, sem a presença do paciente, e a partir de então, as quatro instituições envolvidas darão seguimento ao trabalho no interior de cada uma.A Escola de Psicanálise de Campinas manterá as discussões e elaborações das apresentações de pacientes na Sessão Clínica.
São quatro Instituições envolvidas nesta atividade: Escola de Psicanálise de Campinas, Hospital João de Deus, rede de pesquisa sobre as psicoses do Forum do Campo Lacaniano de São Paulo, Seminário: Fundamentos da Clínica do Psicanalista pelas Psicoses e o Seminário das Psicoses.
Coordenação
Marta Scaranari - Escola de Psicanálise de Campinas
Beatriz Helena Martins de Almeida - rede de pesquisa sobre as psicoses do Forum do Campo Lacaniano de São Paulo
José Waldemar Thiesen Turna - Seminário das Psicoses (CEP)
Mauro Mendes Dias - Seminário: Fundamentos da clínica do psicanalista pelas psicoses
Sandra Letícia Berta - rede de pesquisa sobre as psicoses do Forum do Campo Lacaniano de São Paulo
Apresentação de Pacientes
Datas - 19 de Abril, 16 de Agosto e 18 de Outubro, 09:30 hrs
Local - Hospital João de Deus
Endereço - Estrada Turística do Jaraguá, 2365, São Paulo